Terça-feira, 21 de Outubro de 2008

A crise financeira em Portugal e a sua solução.

Crise financeira

Pensem lá comigo só uma coisa, para ver se esta TRETA faz sentido.

 

Os Americanos apanharam uma “gripe” económica do caraças, estando nós portugueses a temer, desde já, que possamos vir a contrair uma pneumonia.

 

A profilaxia adoptada foi umas injecções de capital no sistema financeiro, o qual, funciona para qualquer economia como o sistema linfático do corpo.

 

A malta, do lado de cá do Atlântico, na Real República do Troca-o-Passo, resolvemos seguir a mesma política de actuação dando uma dose mais pequena, não só porque temos um corpo mais pequeno, mas principalmente porque ainda nem sequer começámos a espirrar.

Mas como o seguro morreu de velho, disseram-nos os radiologistas e outros especialistas, vá de começar já a dar umas injecções.

 

Entretanto pus-me cá a pensar umas TRETAS…

Nos EUA, a falência técnica dos Bancos, um dos órgãos mais sensíveis do “corpo económico”, acontece com 4% de incobráveis. Os tipos ainda estavam na média dos 3,5%, valor já acima do limiar de segurança para o órgão não entrar em colapso (3%), mas com previsões de, no final do ano chegar aos 6%.

Aqui na nossa Real República, andaremos acima dos 16% de incobráveis, tendo já vivido este País à beira-mar plantado com 22% de incobráveis, sem nunca ninguém se atrever a falar de falências ou colapsos!...

 

Continuando eu com as minhas TRETAS, estranhei que, mesmo sem o Banco Central da Real República ter apresentado projecções para esse indicador (taxa de incobráveis para os Bancos a operar na Real República, o que aliás até tem sido assunto tabu entre nós), aparecessem os Bancos a reclamar um tratamento idêntico, através de umas injecções do mesmo produto usado nos EUA. Quer dizer, não bastava que o Governo lhes purificasse o ar, ou aumentasse a temperatura exterior aquecendo a economia. Tinha de ser mesmo uma entrada intravenosa.

 

Estranho!....

Bom, isto parece estar a tomar um caminho interessante, ou seja, os nossos médicos (gestores) começam a tomar medidas preventivas (por antecipação), em vez de curativas (por reacção). Não é mau, mas não é normal!...

 

Ei!...

Entretanto lembrei-me de outra coisa.

Vem aí o QREN.

 

Alto!...

QREN quer dizer balão de oxigénio (dinheiro para renovação e modernização)!...

 

Espera!....

A maior fatia é para o Estado por a respirar directamente a Administração Central, outras Entidades Públicas, o sector empresarial do Estado, o desenvolvimento regional e, indirectamente, algumas empresas do sector privado.

Ou seja, embora a minha opinião seja uma TRETA, acho que a malta vai receber uma pipa de massa para fazer uma operação….Plástica!... Claro que só pode ser uma TRETA de uma opinião, considerando historicamente os benefícios que se retiraram da aplicação dos fundos comunitários, durante anos!...

Mas voltando ao que interessa, todo este processo de renovação e modernização vai ser executado por alguém. Entidades externas terão de fazer o trabalho, logo, terão de primeiro encher bem os pulmões de ar fresco (investimento, designação económica), para fazer face à apneia a que se vão sujeitar, pois todos sabemos que as facturas para o Estado têm data de emissão, só não têm o ano do recebimento!...

 

Calma!....

Então, quem vai fazer o trabalho tem de comprar umas “garrafinhas de oxigénio” (financiamento) para suportar esta TRETA.

A forma mais comum de comprar estas “garrafinhas”, será através da Banca.

 

Caramba!....

Vêm aí eleições.

Daqui por um ano e meio as Autárquicas e a seguir as Legislativas.

O trabalho tem de ser feito sem pôr em causa o cumprimento dos prazos. As Plásticas de maior impacto (Obras Públicas e os grandes projectos de modernização) terão de estar concluídas a tempo da “passagem de modelos”. A campanha eleitoral é uma verdadeira feira de vaidades de quem pode gastar o erário público.

 

Ora aí está!....

Vai realizar-se o Concurso “Moda Real República do Troca-o-Passo”.

O Organizador e Produtor do concurso garante toda a logística requerida face ao que tem sido necessário em anos anteriores.

O Concurso “Moda Real República do Troca-o-Passo” já tem datas marcadas.

Os Governantes querem concorrer e ganhar o concurso.

Já contrataram as meninas para passar os modelos.

Precisam das meninas com a saúde imaculada.

Precisam das meninas com aparência escultural.

O Organizador e Produtor acordou os custos com os tratamentos e as operações.

 

Mas….

O organizador do concurso, os Bancos, à ultima hora…. Dizem que… Ah e tal, como o concurso se vai realizar à noite… Precisamos de um adiantamento para os tratamentos e para as operações.

Ah!... E já agora!... Como é de noite, precisamos também de comprar mais iluminação.

 

Será que foi uma TRETA esta minha dedução?....

 

publicado por Tretoso_Mor às 10:43
link do post | comentar esta TRETA | favorito
35 comentários:
De Anónimo a 21 de Outubro de 2008 às 12:31
Tretoso mor
Mas tu preocupas-te assim tanto com esta caca? Cá por mim, sempre que penso na crise, meto-me no carro e vou comprar uma roupa nova. Esqueço-me logo de tudo.
Beijos brilhantes para ti


De Tretoso_Mor a 21 de Outubro de 2008 às 12:35
Anónimo com Brilhosinho?....

Pois preocupo. Tenho de ver se abano as hostes por estas bandas.

Mas sabes que para mim, o mais grave são as falsas crises provocadas pelo simples oportunismo!...

Tretices a brilhar para ti


De brilhosinhos a 21 de Outubro de 2008 às 22:29
tretoso mor, tens que relaxar mais um bocadinho. Olha que se eu não soubesse tão bem em que patamar cultural me incluo ia já a correr comprar o Diário Económico só para não ficar mal vista. Mas pronto, assim prefiro comprar a Vogue Especial Moda Outono/Inverno 2008/2009. Sempre tem gente mais gira e deixa-me mais bem-disposta. Bem, nem sempre. Quando constato que alguns pares de sapatos custam mais do que o que ganho num mês fico deprimida mas depois passa logo. É que a política tem o mesmo efeito tanto em mim como no Mário Lino :D
Beijos brilhantes para ti


De Tretoso_Mor a 21 de Outubro de 2008 às 22:43
Brilhosinhos!...

Já vi que gostaste mesmo desta TRETA de Blog!... lol

é a segunda vez que comentas qase da mesma forma!... lololol

Nunca tive um elogio assim! Muito OBRIGADO.

Tretices Brilhantemente agradecidas para ti


De Maria Araújo a 21 de Outubro de 2008 às 12:50
Olá.
Há pouco tentei comentar o post, mas como estopu na escola e os pcs aqui pifam todos, não consegui enviar o mesmo.
Tinha escrito que "quando vem uma onda, observam uma tempestade". Mas isso é só para quem está nos bons cargos. Fiquei surpresa quando ouvi a notícia.
Mais, este dias ia no meu carro, e no noticiário, ouvi os avultados números que o (des)governo vai disponibilizar para as eleições de 2009.
Pois, pois, pois.... E o povo é que paga.
Não entendo nada de politica nem de economia, mas de facto o que disse neste post não foi Treta...Acho esta treta tem razão.
Um abraço

PS.: Esta é a minha humilde posição.


De Tretoso_Mor a 21 de Outubro de 2008 às 13:09
Cantinho da Casa,

Não gosto que me atirem areia para os olhos!...

tretices endinheiradas para ti


De Papinha a 21 de Outubro de 2008 às 15:04
Ora muito bem...política o meu prato forte!AATCHIMMMM
Com tanta gripe e pneumonia anunciada, eu por estas bandas já fiquei afectada!!!
O aproveitamento de crise externa para se ter uma atitude de extorsão financeira, é sem dúvida um golpe baixo, que só beneficia quem tem dinheiro e muito!! Vem-me sempre uma questão à cabeça, não são as entidades bancárias e seguradoras que apresentam maiores lucros ao final do ano??
Este tipo de vacinas ( injecções financeiras), baralham-me o sistema... não há pontos mais críticos onde essa vacina tem muito mais urgência? Saúde, educação, solidariedade??

Mas daqui fala a leiga...que de gestão e muito menos de economia, percebe ZERO!

Beijinhos Politizados!!!


De Tretoso_Mor a 21 de Outubro de 2008 às 15:56
Papinha,

eheheheh!

Eu também fico baralhado com muita coisa...

Essas entidades que referiste são efectivamente as que apresentam maiores lucros. E o mais curioso é que, é nos cliclos económicos de recessão económica, é quando maximizam esses lucros!...

Tretices baralhadas para ti


De Lara a 21 de Outubro de 2008 às 15:56
Tretoso,

esta tua dedução de treta não tem nada...infelizmente é a pura realidade, anda meio mundo (ou mais) a tentar lixar o outro meio mundo e o que é mau nisto tudo é que nós, o zé povinho, fazemos sempre parte do meio mundo que é lixado com a agravante de que muitas das vezes quase que nem damos conta...afinal de contas o nossos governantes e afins tendenciosamente nos atiram areia para os olhos dizendo que eram medidas estritamente necessárias...
Ainda a garganta não começou a doer e já vamos tomar antibiótico...e depois há um dia que não há antibiótico que funcione!!!
Há dias que isto cansa muito...

Tretices para ti


De Tretoso_Mor a 21 de Outubro de 2008 às 16:00
Lara,

É deseperante ver o que nos rodeia.

tretices cansadas para ti


De Gi a 21 de Outubro de 2008 às 15:58
Só te digo uma coisa, Tretoso, a mim não me fazem entrar nem na crise, nem em crise.
A minha crise faço-a eu! :)

31c beijos da treta.


De Tretoso_Mor a 21 de Outubro de 2008 às 16:01
Gi,

Ainda bem que és imune. Infelizmente eu não o consigo ser!...

Tretices com um 31 à mistura para ti


De brilhosinhos a 21 de Outubro de 2008 às 21:10
tretoso,

o teu blog é muito sério. Se eu não tivesse tanta confiança em mim ficaria deprimida ou iria a correr comprar o Diário Económico. Mas assim prefiro gastar dinheiro na Vogue. Sempre tem gente mais gira e não me deixa deprimida. Quer dizer, só fico deprimida quando uns sapatos custam mais do que ganho num mês e só me posso pavonear neles em sonhos. De resto a política tem o mesmo feito em mim que no Mário Lino :D
Beijos brilhantes para ti


De Tretoso_Mor a 21 de Outubro de 2008 às 22:37
Brilhosinhos,

O blog é a minha imagem!... oh, oh, muito sério!... lol
Muita TRETA!...
Umas sérias, outras nem tanto!...
Agora claro que fiquei ofendido por dizeres que irias comprar o Diário Económico!... Essa TRETA parece a Maria ao lado dos meus Posts!... Francamente!...

Bom, quanto ao maralhal motivo de notícia... reconheço que o Choldras ou o Regras, não ficavam bem na Vogue... pois!...
Os gajos eram logo gozados em Alcoentre, fénix!

Mas TRETAS à parte, acho que este Burgo ficou a brilhar muito mais com a tua presença, desinibida e sem depressões. lol
É verdade!... recua um pouco no tempo e procura saber quem foi o Mário Lino... (olha que não era o tipo do esgoto). lololol

Tretices brilhantes e bem dispostas para ti


De brilhosinhos a 21 de Outubro de 2008 às 23:55
tretoso,
acho igualmente aborrecido pesquisar sobre o Mário Lino e ler o Diário Económico. E olha que isto já deu em guerra porque um dos meus irmãos foi até há bem pouco tempo editor neste jornal e não conseguia entender porque é que eu me recusava a comprar semelhante TRETA todos os dias. Mas ele agora já mudou, e para uma publicação que eu leio de fio a pavio mal está nas bancas. Ah, é verdade, eu de vez em quando tb leio outras coisas para não me chamarem de fútil, como se eu me importasse com essas coisas. Mas fica bem estar numa esplanada com uma revista mais séria na mão.
Mas ainda bem que a minha brilhante presença alivia a tensão da tua TRETA.
Beijos brilhantes para ti


De Tretoso_Mor a 22 de Outubro de 2008 às 08:55
Brilhosinhos,

Sabes o que ficava realmente bem?...

Era o pessoal todo a ler as Tretas da Vida na esplanada!

Isso é que era.
Brilhosinhos, é um prazer ter-te por aqui, pois é sempre necessário quem agite de forma positiva a "amorfosidade". lol

Tretices de perna cruzada para ti


De NoName a 21 de Outubro de 2008 às 23:28
Ora muito bem: vou ser do contra!
Achas mesmo que vale a pena gastar tempo a falar da crise , dos que estão em crise ou dos que se aproveitam com a dita cuja crise?
A factura é sempre paga pelos mesmos , os que não podem fugir a pagá-la!
Eu não consigo ter pena das famílias endividadas nem dos empresários oportunistas porque só se endividou quem gastou mais do que tinha e podia e quanto ao tecido empresarial esse está sempre a carpir mágoas desde o 1º dia em que se tornaram empresários.
Mas tanto uns como outros enquanto puderam fizeram vida de ricos com carros topo de gama, moradias com piscina, casas na praia e montes no Alentejo.
Tenho é pena de mim e dos que como eu vivemos sempre dentro das nossas possibilidades e agora ainda temos que ajudar os coitadinhos.
Por isso não me falem de crise nem de meia-crise!
Desculpa lá o desabafo mas pagar para os luxos alheios custa-me muito.
Hoje não levas beijinhos


De Tretoso_Mor a 22 de Outubro de 2008 às 08:49
NoName,

Percebo-te, concordo numa parte substancial do teu comentário, mas não posso concordar na totalidade.

Quanto às famílias, dou-te como exemplo o simples facto de o endividamento poder ser feito num determinado momento do tempo, com folga no orçamento. Com a subida das taxas de juro, rapidamente se degradou a margem de segurança. Basta um empréstimo para a habitação e outro para o carro!... O normal!

Quanto ás empresas, como a economia é um sistema de expectativas, e no nosso país de especulação ( o contrário de investimento) basta que haja notícias negativas há logo retracção de quem deve estar a comprar num dado momento. Como há empresas que devem estar a vender nesse momento e para isso adaptaram a sua estrutura, leia-se custos, qdo dão por ela, não conseguem vender e estão com custos acima do esperado!...

Começa aqui uma boa parte da TETA em que nos encontramos.

No entanto, há uma parte considerável de pessoas e empresas que se encontram na margem que referes, pessoas que compraram sem ter posses para isso e gestores que gastaram no limite das possibilidades.

Tretices compreensivas para ti



De josé fonseca a 27 de Outubro de 2010 às 17:45
A culpa, para quem tem a memória curta, é de um tal Durão Barroso, que abandonou o país a troco de uma posição pessoal e de conveniência.
Como se costuma dizer, "Desgraçado daquele que aos 20 anos não é comunista e aos 40 ainda não deixou de o ser". Foi com o seu virar de costas ao país que Portugal foi deixado às mãos de um PR socialista, que entregou Portugal de mão beijada ao PS, com as consequências que se vêm.
Durão Barroso não tem perdão.


De Bluevelvet a 22 de Outubro de 2008 às 01:41
Clap, clap, clap
Palmas para a tua Treta.
Brilhante!
Eu não preciso de comprar o Diário Económico.
Explicas-te tudo lindamente.
Beijokas e veludinhos azuis


De Tretoso_Mor a 22 de Outubro de 2008 às 08:58
Veludinho,

Receei que o meu pensamento fosse cofuso pela "maquiavelice" demonstrada. Ainda bem que está na linha dos restantes mortais.

Tretices azulinhas para ti


De Moi a 22 de Outubro de 2008 às 11:16
Há crise financeira em Portugal???
Como é possível eu não saber disso???
Raios partam a falta de informação!!!


De Tretoso_Mor a 22 de Outubro de 2008 às 11:33
Toi,

Há?...

Tu não lês o Tretas da Vida!...

lol

Tretices informadas para ti


De brilhosinhos a 22 de Outubro de 2008 às 12:05
Brilhosinho tretoso mor,
eu agora leio as tretas da vida mas mesmo assim prefiro não pensar na crise.
(Qualquer dia os teus seguidores intelectuais expulsam-me daqui :D)
Beijos brilhantes para ti


De Tretoso_Mor a 22 de Outubro de 2008 às 15:27
Brilhosinhos,

As notícias aqui vão intercalando. lol

Política, economia, educação, juventude, senioridade, anedotas, frases célebres, enfim, todas as TRETAS que no dia da Postagem me derem na gana-Mor.

Aqui ninguém expulsa ninguém, a não ser eu!..
Mas como intelectuais que são os meus seguidores, e tu agora espero que te tenhas junto a eles, gostam principalmente dos jogos de ideias.

Benvinda, oh, desculpa, bem vinda a esta publicação sem linha editorial.

tretices sem crise para ti


De jjmrf a 20 de Outubro de 2010 às 23:49
Com um Min . das Finanças incompetente, um P.M. execrável, uma oposição que não existe, que é que se pode esperar ? Já repararam que as forças policiais foram aumentadas ? Será porque têm as pistolas ?


Comentar TRETA

.mais sobre o Tretoso_Mor

.pesquisar nesta TRETA

 

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.TRETAS recentes

. Um dia especial para a Tr...

. Tretas Breves

. Arruda tem magia

. Ausência

. Tretas Breves

. Promiscuidades

. O Mistério do dinheiro su...

. Eleições

. Tretas Breves

. Que confusão!

.arquivos da TRETA

. Junho 2010

. Março 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Julho 2007

. Junho 2007

.tags

. todas as tags

.links de TRETAS

.contador da TRETA

online

.Prémios

Premio Bluevelvet
blogs SAPO

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post